domingo, 27 de dezembro de 2009

ESTADO CIVIL

Hoje, jantei em casa do meu irmão mais novo. A dada altura, quando eu estava a tentar enfiar a segunda colherada de sopa pelo esófago abaixo do meu sobrinho, a minha cunhada lembrou-se, não sei por que raio, de me perguntar: "Recordas-te daquele bar onde íamos quando éramos solteiras?"... Após um pequeno silêncio da minha parte (ninguém deu por ele, com os berros agudos do pequeno gárrulo em cueiros), respondi que sim e procurei centrar a conversa nas belas bebedeiras apanhadas no famoso estabelecimento... Falei, falei e falei, mas a verdade é que a pergunta da minha cunhada continuava a martelar a minha cabecinha: "... quando éramos solteiras?", "... quando éramos solteiras?"... É que eu continuo solteira... E não sei bem se me apetece, algum dia, deixar de o ser! O único gentleman que eu imagino para meu marido nem sequer sabe da minha existência e já parece bastante entretido com a Vanessa Paradis! E eu sou muito casmurra e muito fiel: se não for ele, não é mais ninguém!... E tenho dito!
Mas então, se eu não sou casada, nem divorciada, nem viúva... se nem sequer sou solteira aos olhos da minha cunhada, então sou o quê? Tia? E se eu não tivesse sobrinhos?... Solteirona? O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Verbo (sim, dei-me ao trabalho de investigar a palavra...) define "solteirona" como "Mulher de meia-idade ou idosa, que ainda não casou."... 33 anos já é "meia-idade"??! E já agora porque razão esse "AINDA não casou"? Isso faz parte do ciclo natural da vida, é? Uma pobre rapariga nasce, aprende a andar, a falar, aparecem-lhe as primeiras borbulhas, fica menstruada, casa, tem filhos, entra na menopausa, envelhece e morre... Por delicadeza, já ninguém faz perguntas sobre as últimas fases da vida, mas quem já não ouviu estas expressões: "
Ái, que linda menina? Já anda?"
ou "Já fala?", "Já tem dentinhos?" ou ainda "Já se tornou mulher?" (sim, porque para se tornar mulher, um ser humano do sexo feminino pode medir 1m40, ter meia duzia de pelos púbicos, estar cheio de pontos negros e pesar 35 quilos, desde que fique menstruado,"É uma mulher!")... depois vem a pergunta "natural" e DIRECTA essa, personalizada: "Então? já casaste?"... Mas que raio! Chega! Basta! O ciclo natural da vida cansa a minha beleza!...
Agora, ainda não resolvi o meu dilema... Qual é o meu estado civil afinal? Alguém me ajuda a resolver este meu problema de identidade?... Estou perdida...

Ísis

Sem comentários:

Enviar um comentário